Uma chuva forte que caiu na manhã desse sábado, 18 de novembro, alagou ruas e provocou o transbordamento de rede de esgoto, em Amambai.
Por conta do volume de água, a Avenida Pedro Manvailler, na altura das lojas, Camarim e Regalos e da Pizzaria Sbarros e a Rua 7 de Setembro, região do Colégio CELQ, voltaram a ficar alagados.
A mesma situação ocorreu no cruzamento da Avenida Nicolau Otaño com a Rua Dom Pedro II, região da Panificadora Big Pão.
O esgoto acabou transbordando pelos ralos do banheiro da panificadora.
A chuva também voltou a revelar uma questão grave de saúde pública, que é o transbordamento de esgoto sanitário.
Em várias localidades os esgotos, por onde passam dejetos oriundos dos banheiros de residências e estabelecimentos comerciais, voltaram a transbordar, exalando mau cheiro e espalhando dejetos nas ruas, problema provocado pelos próprios moradores, segundo a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), responsável pelo abastecimento de água e a coleta do esgoto sanitário em Amambai.
O gerente local da Sanesul, Silvaney Félix, informou que a sobrecarga do sistema de esgoto que leva ao transbordamento em períodos de chuva mais intensa é provocado por ligações clandestinas à rede.
As ligações de calhas e dutos de água da chuva, que deveria ser despejada as galerias de águas pluviais, mas acabam indo para o esgoto, são feitas pelos próprios moradores.