11/04/2022 às 13h43min - Atualizada em 11/04/2022 às 13h43min

Hospital Regional passa a realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade

Desde o início do mês, o Hospital Regional de Amambaí começou a realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Os atendimentos serão realizados pela empresa Adop, contratada para assumir a gestão da ala ortopédica, por meio do projeto Opera MS, viabilizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal do município.

Atualmente, a unidade realiza somente pequenas contenções de trauma (estabilização do paciente) e encaminha pacientes que necessitem de maior suporte para serem atendidos em outras unidades de saúde referência em alta complexidade nas cidades de Campo Grande e Dourados (129 km de Cuiabá). Com a mudança, no entanto, os pacientes já estão passando, inclusive, por atendimentos pré-operatórios.

Entre os procedimentos que serão executados na unidade, estão artroplastia total do quadril (operação no quadril para implantar prótese), artroplastia total do joelho (operação no joelho para implantar prótese) artrodese cervical (fixação entre vértebras), artroscopia de joelho para lesão ligamentar, entre outras. O acompanhamento pós cirúrgico também será realizado.

A partir de agora o hospital também contará com suporte de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender casos específicos onde sejam necessários cuidados mais próximos para tratamento. “Os serviços que estamos realizando impactam em toda a rede de saúde do estado, que não precisa mais absorver sozinho esse volume específico de atendimentos”, explica Arruda.

Para comportar a demanda, já foi contratada uma equipe especializada com cirurgiões, anestesista, instrumentador cirúrgico, enfermeiros entre outros, além de providências como a aquisição de material cirúrgico, pintura e reforma da Sala Cirúrgica com a implementação de equipamentos modernos como mesa cirúrgica radio transparente, Arco Cirúrgico, Foco Cirúrgico.

Para o vereador  e  funcionário do corpo cirúrgico do Hospital Regional, Darcy José da Silva, a parceria irá trazer mais agilidade e qualidade de tratamento, pois além dos amambaienses, moradores de regiões do entorno como Dourados, Itaporã, Rio Brilhante e outros, também serão beneficiados.

O vereador também destacou que estamos em uma região fronteiriça e que compreende várias outras pequenas cidades e até mesmo comunidades indígenas que compõem o município, que também poderão agora receber esse tipo de atendimento


A Caravana da Saúde visa zerar as demandas reprimidas nas especialidades de cirurgias geral, ortopédica, vascular, oftalmológica, otorrinolaringologia, urológica, ginecológica e reparadora, além dos exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, cardiovasculares, cintilografia, endoscopia e colonoscopia.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »