29/09/2021 às 09h00min - Atualizada em 29/09/2021 às 09h00min

Vacinação Antirrábica imunizou mais de 8 mil animais no município

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 25 de setembro, uma ação de Vacinação Antirrábica para os animais de estimação do município. A meta foi imunizar os animais acima dos três meses de idade, que não receberam a dose da vacina nos últimos doze meses.

O intuito da campanha é proteger o maior número de animais possível contra a raiva, mantendo assim o controle da doença no município, sendo que as doses são gratuitas e a doença é fatal.

No total foram imunizados 8.236 animais, entre eles 7148 cães e 1088 gatos. As vacinas também foram disponibilizadas ao final do atendimento para que os moradores pudessem imunizar em casa os animais que não puderam ser levados aos pontos de vacinação.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura ou lambedura desses animais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

56.4%
3.3%
32.1%
8.2%