Nas últimas duas semanas, Campo Grande apresentou piora nos indicadores relacionados à Covid-19 e, desta forma, voltou para a bandeira vermelha, que representa grau alto de contaminação do coronavírus.
Até então, o município estava no risco médio, classificado pela bandeira laranja.
É o que aponta o boletim do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) divulgado nesta quarta-feira (26).
Conforme o Prosseguir, para os municípios da bandeira vermelha, entre as recomendações está o toque de recolher das 21h às 5h.
Conforme o novo mapa situacional, Dourados, que estava no risco médio, passou para a bandeira cinza, de grau extremo.
Com isso, o toque de recolher no município passa a ser das 20h às 5h, de quarta-feira (26) à sábado (29). O prefeito também estuda a adoção de novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19.
A maioria dos municípios do Estado está na bandeira vermelha, sendo 46 cidades nesta classificação de risco.
Outras 23 cidades estão na bandeira laranja, de risco médio e9 na bandeira amarela, de grau tolerável.
Nenhuma cidade se classifica na bandeira verde, de grau baixo da Covid-19.
Quanto ao toque de recolher, nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja será mais flexível, das 22h até às 5 da manhã; os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e na cinza, o toque de recolher deve acontecer das 20h até às 5 da manhã.
Para gerar a classificação, o Prosseguir avalia seis indicadores municipais, sendo eles:
A avaliação dos indicadores é realizada semanalmente para elaboração de relatórios a serem submetidos à validação do Comitê Gestor do Prosseguir e para gerar a classificação de risco por cores de bandeiras.
Através dessa classificação, são estabelecidas recomendações para municípios referentes ao ritmo de funcionamento das atividades socioeconômicas.