10/03/2021 às 19h34min - Atualizada em 10/03/2021 às 19h34min

Escritor de Amambai é finalista em importante concurso literário nacional

O escritor e Médico de Amambai, Diobelso Teodoro de Souza, é um dos finalistas na categoria Crônica, do Prêmio Off Flip 2021, um dos eventos de literatura mais badalados da língua lusófona.

Diobelso escreve desde criança e já na infância colaborava com o Jornal O Candango, de Glória de Dourados. Depois passou a colaborar com Jornais das Cidades de Campo Grande e de São Paulo, com suas crônicas e poesias. Em 1977, suas Redações em Sala de Aula chamaram a atenção de um Professor Jornalista que o convidou para trabalhar na Folha de São Paulo, com reportagens de rua. Porém, optou por continuar estudando no Curso Objetivo da Capital Paulista, Preparatório para Vestibular.

Tem 4 Livros publicados: Cinzas Frias dos Poemas em Brasas (1995), O Que Ficou de Miro Duarte (2000), Os Pertences do Mar (2015) e Um Crepúsculo Mora em Mim (2019), sendo esse último publicado e comercializado em Ebook.

O Poeta tem várias premiações nacionais com seus poemas e crônicas, sendo que a crônica Inutensílios pela 3ª. vez é premiada: em 2015, Concurso Acrísio Camargo/SP (3º Lugar); em 2019, Concurso Nacional de Literatura de Ponta Grossa-PR (1º. Lugar) e agora no importante Prêmio Off Flip de Literatura.

Em 2015, no Concurso Literário Internacional, promovido pela UBE, em homenagem aos 450 Anos do RJ, teve 3 Poemas classificados entre os 10 Finalistas. Apesar de não ser o Vencedor, teve grande repercussão literária sua participação no evento.

O Prêmio Off Flip, além de dar visibilidade a novos autores de talento e incentivar a criação de literatura em língua portuguesa, também proporciona a participação dos vencedores na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que tem ampla projeção nacional e internacional e está prevista para acontecer em julho de 2021. Este ano, em razão da pandemia, o evento foi conduzido virtualmente e, mesmo assim, com grande divulgação, adesão e sucesso de público.

Os Finalistas estarão concorrendo aos primeiros lugares em Poemas, Contos e Crônicas, conforme a categoria em que se inscreveram, e os vencedores serão contemplados com prêmios em dinheiro e cotas de livros. Todos os Finalistas serão avaliados por uma Curadoria especial e seus textos publicados numa obra, em formato de coletânea, com o selo da Off Flip.

Os autores vencedores serão anunciados até o dia 20 de março de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

77.9%
22.1%