01/03/2021 às 18h49min - Atualizada em 01/03/2021 às 18h49min

Sessão 26/Fevereiro/2021

Assessoria

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 025/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da instalação de uma passarela elevada, com passagem para pedestres, na Rua da República, entre as Ruas Vereador João Neves e Dos Expedicionários, em frente ao Supermercado Planalto.

JUSTIFICATIVA:

O aumento da frota de veículos e também o grande aumento no número de acidentes em nossa cidade, torna de grande importância a instalação da passarela elevada em frente ao Supermercado Planalto, que em horário de pico, sofre com o congestionamento em suas proximidades.

Com o atendimento desta solicitação, a segurança de pedestres e motoristas será garantida, além de proporcionar uma passagem com maior conforto e segurança para os ocupantes de veículos.

Vereadora Rosa Linda

Indicação 026/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssima Senhora Deputada Estadual, Mara Caseiro, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), para a construção da sede própria da Associação Casa Acolhida Santa Faustina, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, localizada à Rua General Câmara, nº 7473, na Vila Vargas, no município de Amambai, Estado de Mato Grosso do Sul, inscrita no CNPJ sob nº 32.964.653/0001-87.

JUSTIFICATIVA:

A Casa de Acolhida é uma iniciativa proposta para a articulação de ações que visem ajudar pessoas menos favorecidas e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Frente às arbitrariedades vivenciadas na sociedade atual, a desigualdade, o desemprego e a falta de amparo aos necessitados, se fazem urgente desenvolver caminhos que visem a inclusão e a dignidade para pessoas não assistidas socialmente.

Afirmamos que os trabalhos realizados pela comunidade serão de grande valia social e humanitária para o Município e para os cidadãos futuramente atendidos, sendo que essas pessoas serão atendidas por Assistente Social, onde estará encaminhada para seus destinos (Município de residência).

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 027/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssima Senhora Deputada Federal, Rose Modesto, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar para aquisição de uma Escavadeira Hidráulica para uso da Secretária Municipal de Obras em nosso Município.

JUSTIFICATIVA:

O investimento se faz necessário, pois a aquisição de uma Escavadeira Hidráulica irá modernizar a frota de maquinários da administração, fortalecendo os serviços de recuperação de estradas, drenagens e tubulações tanto na área urbana quanto rural, construção de pontes e aterros, os quais por muitas vezes são prejudicados por conta dos constantes consertos necessários aos maquinários, bem como pela ausência destes.

A aquisição da mesma contribuirá na melhoria da infraestrutura e atenderá vários setores, bem como, o fomento da Piscicultura, com a construção de tanques, de açudes e limpeza destes, mas principalmente na conservação e reestruturação das estradas e melhoria no acesso as propriedades rurais, para atender o escoamento da safra, sustentabilidade do setor agropecuário e da agricultura que triplicou nos últimos anos.

Diante do exposto, conto com o empenho de Vossa Excelência para atender a nossa solicitação e execução.

Vereadora Cida Farias

Indicação 028/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ao Ilustríssimo Senhor Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e a Ilustríssima Senhora Secretária de Saúde de Amambai/MS, Dirlene Silveira dos Santos Zanetti Rodrigues, a inclusão dos profissionais da Educação no calendário de vacinação contra COVID-19 como PRIORITÁRIOS, tendo em vista a necessidade de início do ano letivo.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a divulgação do calendário escolar com início gradual das aulas presenciais, e a necessidade da retomada regular para um melhor aproveitamento dos alunos.

A vacinação dos profissionais da Educação como prioritários trará maior segurança aos pais e alunos, bem como possibilitará o retorno regular das aulas presenciais, sendo as aulas presenciais de suma importância para o aprendizado, tendo em vista que durante todo o ano letivo de 2020, as aulas foram por modo a distância, onde nem todos adaptaram a forma proposta, causando um retrocesso no desenvolvimento destes alunos.

E ainda, considerando a necessidade de retorno integral, pois muitas mães chefes de famílias, não dispõe de local para deixar seus filhos para trabalhar e seguir sua vida normal, estão passando por necessidades.

Vereador Tato Souza

Indicação 029/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que seja realizada a manutenção das estradas na Aldeia Amambai. Solicitamos que seja feito o cascalhamento e manutenção com rolo compressor, para que não fiquem pedras soltas e pontiagudas que tem resultado em despesas de manutenção dos veículos que transitam por lá. E, aproveitando a oportunidade, pedimos a permanência de uma patrola dentro da Aldeia Amambai, no barracão de serviços, para atender especificamente as comunidades indígenas das três aldeias do Município.

JUSTIFICATIVA:

Por conta de muita chuva no mês de Janeiro, as nossas estradas principais de fluxo estão difíceis de transitar tanto de carro, como de moto, bicicleta e etc.

As estradas precisam estar em boas condições de trânsito, para facilitar o deslocamento dos moradores, pois muitos destes trabalham na cidade e muitas famílias levam seus produtos para vender.

O transporte público, os taxistas, comerciantes e outros, utilizam as estradas diariamente e já tem contabilizado despesas de manutenção devido às más condições das mesmas.

A aldeia possui hoje um significativo número de pessoas que plantaram soja e precisam colher e escoar sua produção, justificando nossa solicitação.

Vereador Anilson Prego

Indicação 030/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, as seguintes necessidades:

1-         Limpeza das Bocas de lobos da Rua Ramiro Machado Franco – Vila Limeira (proximidades da entrada do Pesque e Pague Dois Irmãos) e travessas que ligam a mesma rede de Galeria;

2-         Limpeza e manutenção das Ruas da Vila Limeira, principalmente onde não existe pavimentação asfáltica;

3-         Pavimentação asfáltica onde já existem as galerias de águas pluviais.

JUSTIFICATIVA:

A necessidade da limpeza das Bocas de Lobo tem como finalidade evitar o transbordamento que vem ocorrendo em dias chuvosos nas vias onde foram construídas as galerias de águas pluviais e não foram realizadas as obras de pavimentação asfáltica. E por isso, vem causando estragos nas vias públicas onde existem as referidas galerias de águas pluviais.

A presente indicação é motivada pelo fato de que as ruas estão esburacadas, causando assim transtorno aos moradores da localidade e aos transeuntes que por ali trafegam, onde existem casos de veículos que caíram nos buracos causados pelas chuvas. À noite, motos e bicicletas, por não terem visibilidade, correm risco de caírem em buracos das ruas não asfaltadas.

A pavimentação das ruas se faz necessária, pois os moradores sofrem constantemente com lama em dias chuvosos e com poeira no período da estiagem prolongada, ocasionando assim problemas respiratórios aos moradores. As ruas em mal estado de conservação prejudicam a trafegabilidade. Outro motivo é o de melhorar a infraestrutura da nossa cidade e oferecer melhores condições de vida para a população da Vila Limeira.

Assim, apresentamos a presente Indicação, com a finalidade de atender as reinvindicações da população daquela Vila, que é considerada uma das maiores vilas de Amambai, e que por muitos anos clamam por serem atendidos também em mais obras de infraestrutura como a pavimentação asfáltica. Confiantes de que o Senhor Prefeito, dentro de um prazo suficiente, irá dar atenção aos compromissos firmados com a comunidade da Vila Limeira, agradecemos.

Vereador Odil Puques

Indicação 031/2021

Senhor Presidente:

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de construir mais uma quadra de areia para a prática de esportes na Praça Orlando Viol.

JUSTIFICATIVA:

O esporte é saúde, é vida. A quadra de areia situada na Praça Orlando Viol, tem sido utilizada principalmente por atletas do vôlei de areia que todos os dias se encontram no local para praticar a atividade física e esportiva. Com o crescente número de jogadores e jogadoras desta modalidade, bem como a necessidade de adequar o local para competições de nível estadual e municipal, é que se faz necessária a construção de mais uma quadra de areia, aproveitando a estrutura já existente.

Vereador Valter Brito

Indicação 032/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos, para substituir a ponte de madeira por ponte de concreto, localizada no prolongamento da extensão da Rua Marechal Deodoro, saída para AABB, na região que dá acesso à Aldeia Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, tal solicitação tem por objetivo, proporcionar mais segurança, melhorar a mobilidade dos moradores dessa região, principalmente as equipes de saúde em situações de emergência, transporte escolar e outros. A substituição proporcionará economicidade aos cofres públicos, tendo em vista que essa estrutura não requer manutenções peródicas.

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 033/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a importância de uma revitalização na pista de caminhadas e no parquinho infantil, que ficam localizados na Rua Cassiano Marcelo, ao lado da Unidade de Saúde da Família da Vila Doriane.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a referida indicação é muito pertinente, pois vem de encontro ao anseio da comunidade da região que utiliza aquele espaço para lazer e prática desportiva. A falta de iluminação causa medo e insegurança para as pessoas que utilizam esse espaço, principalmente no começo da noite, e uma boa iluminação trará uma tranquilidade e maior segurança.

Vereadora Lígia Borges

Indicação 034/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a instalação de um parquinho infantil adaptado na Associação de Pai e Amigos dos Excepcionais – APAE de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

A presente proposta tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, o parquinho vai além de um local para lazer, ele promove o exercício da coordenação motora e, de certa forma, possibilita o trabalho psicológico e a terapia ocupacional, ou seja, faz parte do tratamento das crianças.

Ressaltamos que as crianças que convivem com essas limitações enfrentam, em muitos casos, o isolamento do ponto de vista social. A garantia de um espaço especialmente adaptado para APAE contribuirá positivamente para o crescimento pessoal, uma vez que o relacionamento promove o desenvolvimento.

A Apae de Amambai assiste diretamente cerca de 124 alunos, com idade de 2 meses a 64 anos aproximadamente.

Vereador Joanir Martins

Indicação 035/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da manutenção das estradas da Aldeia Limão Verde, com cascalhamento e compactação com rolo compressor.

JUSTIFICATIVA:

Ressaltamos que as estradas localizadas na Aldeia Limão Verde se encontram todas em péssimas condições de trafegabilidade, impedindo o acesso para prestação de socorro médico, acesso à escola e ao transporte escolar, e vem gerando muitas reclamações por parte da comunidade local.

Aguardamos que sejam tomadas providências com urgência para atendimento àquela comunidade.

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 036/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para aquisição de um veículo adaptado para castração de animais, para ser usado pela vigilância sanitária do município.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, tendo em vista que o município vem sofrendo com o número elevado com a procriação de animais domésticos, sendo eles na maioria cães e gatos. É uma antiga reivindicação da população e o veículo irá agilizar a castração de animais num regime de mobilidade, indo até os bairros e aldeias, proporcionando mais facilidade e proficuidade na prestação deste serviço para conseguirmos alcançar o objetivo de controlar a população desses animais.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

78.0%
22.0%