07/12/2020 às 11h49min - Atualizada em 07/12/2020 às 11h49min

Dezembro Vermelho: mês de conscientização e combate à AIDS

Assessoria

O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei 13.504, publicada no Diário Oficial no início de novembro, e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a Aids, celebrado desde 1988 no mundo todo em 1º de dezembro.

Em Amambai, os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), envolvem além de conscientização, o acompanhamento de pacientes portadores da doença oferecendo todos os atendimentos necessários como agendamento de consultas e de exames de carga viral, transporte e entrega do coquetel de medicação, tudo com a preservação e sigilo de informação.

Estes pacientes recebem atendimento semanal no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que tem sede em Ponta Porã, município que é responsável pela microrregião. Já os exames requisitados são realizados em Amambai, no Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

A conscientização para o uso de preservativos como prevenção da AIDS e outra doenças sexualmente transmissíveis é constante e necessária, e vem sendo realizada com empenho por toda a equipe da Secretaria através da Coordenação responsável.

Em Amambai, estão disponíveis em todas as unidades de saúde, testes rápidos de HIV, Sífilis e de Hepatite B e C, com resultado em apenas 10 minutos. Esses exames são ofertados gratuitamente para pacientes da área de abrangência de cada Posto de Saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

56.6%
2.0%
32.9%
8.5%