02/12/2020 às 10h54min - Atualizada em 02/12/2020 às 10h54min

Risco de contaminação da Covid-19 em reuniões familiares e festas clandestinas é o mesmo,

Transmissibilidade do vírus está ligada ao descumprimento das medidas de biossegurança, independente do local

correiodoestado

O risco de contaminação da Covid-19 em reuniões familiares, saídas para bares e restaurantes, e festas clandestinas é o mesmo, de acordo com especialista.

A médica infectologista Mariana Croda, explicou que a taxa de transmissibilidade do vírus vai depender do cumprimento das medidas de biossegurança, mesmo que alguns lugares tenham mais pessoas, e outros menos.

"O grande problema é o tempo de permanência. Nessas festas você fica sem o distanciamento, e nas reuniões familiares o risco é muito próximo, porque as pessoas tendem a não usar a máscara, não se distanciar também. É um momento de relaxamento, e, com tudo isso, as medidas de precaução não são obedecidas.", destacou.

A situação de risco se repete em bares e restaurantes, quando cada um precisa retirar a máscara para comer ou beber.

Seguindo às novas regras, mesas e cadeiras ficam mais distantes, alguns espaços oferecem até decks, mas dezenas de pessoas acabam compartilhando o mesmo ambiente.

O decreto municipal que cita o uso de máscaras, fala da obrigatoriedade apenas em locais fechados, no entanto, a médica reforça que a proteção é recomendada até mesmo quando se está ao ar livre.

Mesmo que a distância de 2 metros seja cumprida, uma tosse ou um espirro são suficientes para eliminar o vírus sobre outras pessoas, e, caso a proteção esteja no rosto, ainda que alguma gotícula ultrapasse o tecido, a máscara evita que a carga de infecção despejada seja maior, o que levaria a casos mais graves da doença.

Quando o assunto são os pacientes assintomáticos, a especialistas afirmam que, de fato, nestas pessoas a carga viral tende a ser menor, porém este discurso não deve ser usado para descartar a necessidade de uso da máscara.

"A máscara é comprovada cientificamente como uma das medidas mais eficazes, ainda mais quando 95% da população utiliza.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

57.0%
1.7%
32.8%
8.5%