08/05/2020 às 10h23min - Atualizada em 08/05/2020 às 10h23min

Familiares e amigos de suspeita de estar com COVID-19 serão isolados em Amambai

A GazetanewsVilsonNascimento

A Saúde de Amambai já adotou medidas de isolamento as pessoas que tiveram contato com uma mulher que testou positivo para covid-19 em Dourados e que esteve em Amambai no final de semana visitando familiares e manteve contato com várias pessoas da cidade.

A Prefeitura de Amambai, por meio da Vigilância Epidemiológica, está desenvolvendo ações no sentido de promover o isolamento das pessoas que mantiveram contato com ela.

A jovem testou positivo para coronavírus durante um Drive-Thru nessa quinta-feira, 7 de maio na cidade de Dourados e na ocasião ela teria relatado que havia passado o final de semana em Amambai, onde tem familiares e que teria mantido contato com várias pessoas moradoras na cidade.

Dr. Edinaldo Bandeira, relatou que assim que recebeu o comunicado da Vigilância Epidemiológica da cidade de Dourados e da SES (Secretaria de Estado da Saúde em MS), informando a situação, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, passou a agir no sentido de localizar e promover o isolamento protocolar das pessoas que mantiveram contato com a mulher durante o tempo que permaneceu na cidade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Amambai, Sinthia Maciel Neves, o isolamento em situações dessa natureza se dão de duas formas.

Para pessoas assintomáticas, ou seja, que mantiveram contato com uma pessoa infectada, mas não apresentam sintomas de covid-19, o isolamento ocorre por 7 dias.

Já em caso de pessoas que tiveram contato com paciente infectado e apresenta algum tipo de sintoma, o isolamento ocorre por 14 dias e o material é coletado para teste laboratorial.

No caso das pessoas de Amambai que mantiveram contato com a jovem que testou positivo no Drive-Thru dessa quinta-feira em Dourados, um tio da mulher estaria apresentando sintomas gripais.

Diante dessa situação Dr. Bandeira, reforça a orientação que vem sendo repassada pela administração municipal desde o início da pandemia, que é evitar fazer viagens para fora do município ou receber vistas de pessoas de fora da cidade, exceto em caso de extrema necessidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

56.0%
3.3%
32.3%
8.3%