30/03/2020 às 18h22min - Atualizada em 30/03/2020 às 18h22min

Trabalhos de prevenção à dengue continuam em Amambai

Assessoria

Mesmo com os holofotes devidamente voltados à prevenção e contenção do COVID-19, a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Controle de Vetores, continua, de forma intensiva, com o trabalho de combate à Dengue.

Esse trabalho consiste em vistorias domiciliares e de orientação à população para a eliminação dos criadouros e potenciais focos do mosquito, bem como a busca ativa de sintomáticos, encaminhamento de suspeitos para os órgãos de saúde e até a aplicação de medidas adicionais.

De acordo com dados da SMS, até esta segunda-feira (30), foram notificados em Amambai 1.007 casos suspeitos de dengue, tendo sido 108 casos confirmados por critério clínico/epidemiológico e 55 através do Laboratório Central (LACEN). E não é só a Dengue que preocupa, é preciso atenção também com a Chikungunya e com a Zika, que já tiveram 19 e 4 notificações suspeitas, respectivamente, no município.

A solução para todos os problemas é a mesma, se livrar do Aedes Aegypti. Solicitamos o apoio da população para que cada um faça sua parte, recebendo em suas residências os Agentes de Saúde e de Combate a Endemias e mantendo seus quintais sempre limpos, pois o principal meio de prevenção é a eliminação de criadouros do mosquito.

Para evitar a proliferação do mosquito, basta adotar algumas medidas simples, como:

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

57.0%
1.7%
32.8%
8.5%