17/03/2020 às 13h45min - Atualizada em 17/03/2020 às 13h45min

Prefeito reuniu secretários para definir medidas de proteção contra Corona Vírus

Assessoria

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira se reuniu na manhã desta terça-feira, 17 de março, com secretários e diretores de departamentos da administração municipal para determinar várias medidas de prevenção à pandemia do Corona Vírus (covid-19) com o objetivo de evitar a disseminação da doença na cidade.

Através do Decreto 116/2020 expedido pela Prefeitura de Amambai, o prefeito apresentou medidas que incluem a declaração de emergência em saúde pública, suspensão de eventos públicos e particulares para mais de 100 pessoas e de viagens de trabalho durante a pandemia, exceto transporte de pacientes.

Além destes pormenores, a Prefeitura também suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino e os projetos realizados pelas secretarias por tempo indeterminado. Igrejas, bares e restaurantes terão que acompanhar as orientações do Ministério da Saúde para que possam funcionar legalmente sem oferecer riscos aos munícipes.

Está suspenso o gozo de férias por parte dos funcionários da saúde e aqueles que estiverem voltando de viagem deverão passar sete dias em confinamento, mesmo que não apresentem sintomas. Os idosos, com mais de 60 anos, deverão trabalhar em regime interno, dentro de sua própria casa.

Com as aulas paradas, as escolas das aldeias e da periferia da cidade continuarão oferecendo merenda para que os alunos dependentes desta refeição diária obtenham sua nutrição. Já os atendimentos nos postos de saúde serão feitos de forma que os pacientes não tenham contato entre si, diminuindo a proliferação da doença.

O prefeito Bandeira pediu que as pessoas evitem aglomerações, rodas de tereré e chimarrão, que lavem bem as mãos e usem sempre álcool em gel. "Precisamos mudar este cenário com medidas extremas, não temos nenhum caso e por isso não há motivo para entrar em pânico, vamos precaver para não ter que chegar ao tratamento", disse ele.

Ainda segundo Bandeira, caso o morador apresente tosse, coriza, dor no corpo e dor de garganta, é necessário que procure a unidade de saúde mais próxima para fazer o teste e obter seu diagnóstico.

Amanhã, quarta-feira, 17 de março, às 8 horas da manhã, haverá uma reunião com representantes de comunidades religiosas e do comércio local na sala de reuniões da Prefeitura, para que sejam oferecidas orientações pertinentes ao combate ao Corona Vírus.

Medidas complementares serão divulgadas nos próximos dias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

57.0%
1.7%
32.8%
8.5%