17/10/2019 às 11h21min - Atualizada em 17/10/2019 às 11h21min

Tribunal Regional do Trabalho doou materiais esportivos para projeto “Aldeia em Movimento”

Assessoria

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, João de Deus Gomes de Souza e o juiz Marcio Alexandre da Silva, estiveram em Amambai nesta quarta-feira, 16 de novembro, junto ao vereador Ismael Morel e outras autoridades da cidade e da aldeia para entregar materiais esportivos para o projeto Aldeia em Movimento.

Foram doadas bolas de futebol, futsal, voleibol, basquetebol, traves para futsal e futebol, redes, apitos, cones, coletes e infladores de bolas. Já para o atletismo foram entregues dardos, bastões para revezamento, discos e pesos de arremesso, além de violões para o grupo de música.

O objetivo desse benefício é criar um núcleo de esporte indígena municipal com escolinhas esportivas, onde também serão desenvolvidas aulas de dança, teatro, xadrez e artesanato, atendendo as três aldeias do município, totalizando aproximadamente 400 crianças indígenas Guarani/Kaiowá, sendo 300 na Aldeia Amambai, 50 na aldeia Limão Verde e 50 na aldeia Jaguari.

As aulas serão ministradas no contra turno da escola no período matutino e vespertino por professores indígenas e jovens atletas com destaque da comunidade. A proposta do projeto é investir na área do esporte e de lazer, evitando o ócio e afastando crianças e adolescentes das drogas; proporcionar a inclusão educacional e social por meio da prática esportiva e do lazer e auxiliar na questão do suicídio tão presente no cotidiano da juventude dessas comunidades.

Segundo o desembargador do TRT, proporcionar estes bens para a comunidade da Aldeia é um modo de desenvolver o esporte, ainda mais sabendo que os atletas estão disputando grandes campeonatos e precisam do material. "Vi que aqui na Aldeia estavam carentes de material esportivo, por isso, junto com o Ministério Público e com este projeto de erradicação do trabalho infantil, adquirimos esses materiais para que possam continuar este serviço que vislumbra com o desenvolvimento do esporte junto com a educação", disse João de Deus.

O projeto Aldeia em Movimento visa fomentar e democratizar o aceso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo e educacional, atendendo crianças entre 10 e 16 anos de idade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »