03/06/2019 às 18h55min - Atualizada em 03/06/2019 às 18h55min

Dilmar Bervian pede revitalização da Usina Hidroelétrica Panduí

Assessoria
Indicação 135/2019
 
Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da reconstrução da taipa e da revitalização da Usina Hidroelétrica Panduí, para que se torne um ponto turístico.
 
JUSTIFICATIVA:
 
A Usina Hidroelétrica Panduí faz parte do Patrimônio Histórico de Amambai, sendo um marco de desenvolvimento na época, quando ainda Amambai que de início era Patrimônio União, teve com seus pioneiros apenas a iluminação da noite com lamparinas que queimavam querosene. A preocupação pelo bem estar da população não foi diferente, o então Prefeito Municipal Walmir da Rosa Peixoto no ano de 1953 já elaborava meios de instalar energia elétrica na cidade.
 
Entretanto no ano de 1957 houve uma reunião no então Cine Rural em que autoridades locais e pessoas com maior prestígio e condições financeiras foram convocadas para organizar a “Sociedade Hidroelétrica Panduí”. Entre eles estava o Prefeito Municipal da época e engenheiro civil Dr. Ernesto Vargas Batista, sendo dele a ideia inicial da usina.
 
Surgindo assim a “Sociedade Hidroelétrica Panduí Ltda”, tendo como proposito organizar e levantar fundos para construir uma usina hidrelétrica. Dr. Ernesto Vargas Batista foi o principal responsável desde a idealização, além da busca de recursos.
 
Após vários anos de demanda da USINA PANDUÌ a Prefeitura desapropria os serviços de distribuição de energia elétrica promovidos pela Usina. A preocupação por energia elétrica em Amambai já era constante.
Entendemos ser justa a revitalização e reconstrução da barragem, bem como a instalação de uma turbina geradora de energia, para iluminar o próprio Parque do Panduí e imediações daquele local.
 
Sendo que, com o aterro da barragem elevará o nível do rio, o que com o assoreamento a montante colabora com o ancoramento das fundações das pontes existentes acima da usina.   
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

54.6%
6.3%
31.2%
7.9%