02/05/2019 às 06h47min - Atualizada em 02/05/2019 às 06h47min

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres realizou capacitação para atendimento da População Indígena

Assessoria

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), com apoio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas Indígenas e em conjunto com a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica – Subsecretaria Especial de Cidadania realizou na última quinta-feira, 25 de abril, uma capacitação de agentes públicos com o tema "Atendimento a População Indígena". O evento fez parte das atividades alusivas ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 deste mês.

O objetivo da programação foi o de capacitar os agentes dotando-os de conhecimentos necessários para atendimento qualificado e humanizado à população indígena, considerando suas especificidades socioculturais.

Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Governo, Sérgio Perius, que no ato representou o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o vereador Ismael Morel, representando a presidente da Câmara de Vereadores, Janete Córdoba, a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Indígenas, Silvana Terena e a reitora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Viviane Scalon.

Foi graças a um requerimento encaminhado pelo vereador Ismael em 2017 que definiu-se a medida de diminuir a distância entre a comunidade indígena da não indígena, principalmente daqueles que trabalham em órgãos públicos e precisam realizar atendimentos especializados. "É preciso que todos conheçam a realidade do atendimento indígena, fico feliz em saber que podemos contar com a Subsecretária Silvana e que dessa forma possamos ser multiplicadores da informação", disse ele.

A Subsecretária agradeceu ao prefeito por mais essa oportunidade de estar no município e a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Rhaissa Siviero, por facilitar esse contato. "Amambai é o primeiro município que recebe essa capacitação desde que apresentei a proposta ao governo, precisamos ter um diálogo com nossos gestores e representantes sobre a população indígena para que esse atendimento seja melhor e nosso governador oferece este espaço", contou Silvana.

O evento aconteceu no auditório da UEMS e contou com palestra da professora Celia Foster Silvestre, além de mesa redonda com a técnica em enfermagem Crescência Martins, a psicóloga Paula Rodrigues e a professora Elda Vasques.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »