22/03/2019 às 12h32min - Atualizada em 22/03/2019 às 12h32min

Contribuintes podem ajudar entidades amambaienses com doação no IR

Assessoria

Parte do Imposto de Renda (IR) devido pode se transformar em recurso para entidades ligadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). O contribuinte não precisa pagar nada a mais por isso, ajuda projetos sociais de sua cidade e ainda recebe o valor de volta na restituição. Para as deduções feitas no ato da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o percentual de desconto é de 3% - modelo completo.

Para pessoa jurídica, o percentual de desconto de dedução é de 1% do imposto devido no lucro real.

A doação deve ser realizada no ato da declaração, quando o contribuinte pode escolher o fundo ao qual deseja doar. Independente de onde reside, a doação pode ser encaminhada através de dedução fiscal para o fundo amambaiense que é gerido pelo Conselho Municipal dos Diretos da Crianças e Adolescentes (CMDCA).

O contribuinte deve depositar na conta do fundo até o último dia disponibilizado pela Receita Federal, 30 de abril, utilizando os dados da conta bancária.

Atualmente são contemplados pela Campanha do IR as seguintes associações: Instituto Eduardo Dutra Lescano, Centro Espírita Caminho de Damasco, Casa da Sopa e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Doação na declaração

No aplicativo ou programa para a declaração do IR em seu computador ou aparelho móvel, selecione a aba "Resumo da Declaração". Em seguida clique em:

1º passo: Preencha o formulário completo 2º passo: Clique em "Doação diretamente na declaração – ECA" 3º passo: Selecione o "Tipo de Fundo" como "Municipal" 4º passo: Escolha o Estado e o Município desejado (MS/Amambai) 5º passo: Digite o "valor" que você deseja doar (até 3% do imposto devido) 6º passo: Clique em "ok" para encerrar."

Doação fora do período

Depósito identificado na conta do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Amambai:

Banco do Brasil Agência: 0743-9 Conta Corrente: 32000-5

Obs.: Com o comprovante de depósito em mãos, mais o CPF ou CNPJ, solicitar o recibo referente à doação junto ao CMDCA

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

77.9%
22.1%