20/03/2019 às 18h56min - Atualizada em 20/03/2019 às 18h56min

No Dia Internacional da Síndrome de Down Prefeitura celebra inclusão

Assessoria

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março, fazendo alusão aos três cromossomos no par número 21. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários e a inclusão na sociedade.

As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Em consequência disso, essa pessoa apresenta algumas características físicas e/ou intelectuais diferentes. Existem várias teorias e uma longa lista de hipóteses, mas ninguém sabe seguramente, porque nasce alguém com Síndrome de Down. Acreditamos que o mais importante não explicar ou entender o porquê isso acontece e sim aceitar, acolher, cuidar, amar e saber que ser diferente é normal e legal. 

Na Rede Municipal de Ensino do município de Amambai, temos duas alunas incluídas, sendo uma na Escola Municipal Flavio Augusto Derzi e outra na Escola Municipal Indígena Guarani Kaiowá.

Para ofertar uma educação de qualidade garantindo a permanência e aprendizagem de ambas, a Equipe de Educação Especial realiza um acompanhamento sistemático junto a escola e família das alunas. Para ambas é ofertado Atendimento Educacional Especializado junto a Sala de Recursos Multifuncional e profissional de Apoio.

Nessa data alusiva a pessoa com Síndrome de Down as referidas escolas irão realizar um trabalho de intuito informativo com elaboração de cartazes, banner e exposição fotográfica, as quais posteriormente estarão compartilhando com as demais escolas em um evento que será realizado na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no dia dia 02 de abril, concomitante a programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

78.0%
22.0%