11/03/2019 às 17h02min - Atualizada em 11/03/2019 às 17h02min

Câmara faz Sessão solene em homenagem a mulher

Assessoria
A Câmara de vereadores de Amambai estará realizando nesta terça-feira, dia 12, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão foi proposta pela presidente da casa, a vereadora Janete Córdoba, através do requerimento 001/2019, apresentado e aprovado por unanimidade por todos os vereadores.
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos. No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
Para a vereadora Janete Córdoba, a sessão solene é uma forma de homenagear as mulheres e abrir debate sobre questões importantes: “Solicitamos a realização de Sessão Solene no Plenário desta Casa de Leis em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, como forma de chamar atenção da sociedade para as questões que devemos debater: a saúde, a inserção no mercado de trabalho, o papel da família, entre outras” disse a vereadora Janete Córdoba.
A sessão será realizada a partir das 19 horas no plenário da Câmara.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

77.9%
22.1%