23/01/2019 às 06h12min - Atualizada em 23/01/2019 às 06h12min

3ª Vara será instalada dia 29 na Comarca

agazetanews/vilson nascimento

O anúncio sobre a conquista que deverá otimizar a atenção do Poder Judiciário á população foi feito nessa segunda-feira (21) pela 10ª Subseção da OAB/MS.

A 3ª Vara, que deverá atuar mais especificamente na área criminal, era uma reivindicação da sociedade local e uma luta de pelo menos duas décadas da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), com sede em Amambai.

Segundo o presidente da 10ª Subseção, o advogado, Dr. Edson Tavares Calixto, a inauguração da instalação da 3ª Vara na Comarca de Amambai está prevista para acontecer na terça-feira da próxima semana, dia 29 de janeiro.

A informação foi passada pelo Tribunal de Justiça ao presidente da OAB/MS, Dr. Mansour Elias Karmouche, na manhã dessa segunda-feira, dia 21 de janeiro, que por sua vez, repassou a boa notícia à 10ª Subseção da Ordem.

Com a implantação da Comarca em Coronel Sapucaia, município que antes pertencia a Comarca de Amambai e a instalação da 3ª Vara em Amambai, a tendência é que o Poder Judiciário esteja mais presente e preste um atendimento mais rápido a população dos dois municípios.

Hoje, segundo a OAB e o Ministério Público Estadual (MPE), a Comarca de Amambai conta com aproximadamente 18 mil processos em tramite para o despacho até então de apenas dois juízes.

Com a promoção do juiz, Dr. Pedro Henrique Freitas de Paula, titular da1ª Vara em Amambai para Nova Andradina no final do ano passado (2018), Amambai conta atualmente com apenas um juiz, o Dr. Ricardo da Mata Reis, para atender a demanda de Amambai e agora responder provisoriamente pela recém-criada Comarca de Coronel Sapucaia.

Em reunião com o presidente do TJ/MS, desembargador Divoncir Maran na semana passada a direção da 10ª Subseção da OAB/MS solicitou ao presidente do TJ, a designação de juízes para preencher essa lacuna.

Segundo a OAB a resposta do presidente é que será designado, assim que possível, juiz para atuar na Comarca de Amambai e para a Comarca de Coronel Sapucaia, o quadro deverá ser preenchido com magistrado à ser formado em concurso público previsto para acontecer no decorrer deste ano de 2019 no Estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

54.7%
6.0%
31.3%
7.9%