30/11/2018 às 05h08min - Atualizada em 30/11/2018 às 05h08min

REME está preparada para receber alunos do Estado

Assessoria

A Rede Municipal de Ensino do Município de Amambai está preparada para receber os alunos que  migrarão  da  Rede  Estadual a partir  de  2019.

A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 211, estabelece que: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.”

A legislação também prevê que os municípios devem assegurar a oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, enquanto os Estados devem atender o Ensino Fundamental e prioritariamente o Ensino Médio. A meta 6 dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação estabelece o compromisso dos entes federados em implantar e implementar gradativamente a educação em tempo integral, o que na realidade se traduz em grandes investimentos para estruturar e ampliar os espaços físicos e suprir, com recursos materiais e humanos, as necessidades que demanda esse atendimento.

Para tanto, necessário se faz o estabelecimento de uma parceria entre Estado e Município para viabilizar o cumprimento de tal meta. Visando a expansão da educação em tempo integral o Estado, em diálogo com os municípios, fez a proposição de conjuntamente a reorganizar a oferta do Ensino Fundamental.

A proposta é que gradativamente, o Município concentre recursos e esforços no atendimento dos anos iniciais (1º ao 5º ano), que ficará sob sua responsabilidade. Enquanto que o Estado assumirá integralmente, concentrando recursos e esforços ao atendimento dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

No ano de 2019, a rede municipal deixará oferecer, apenas, o 9º ano do Ensino Fundamental, na área urbana, e assumirá o compromisso de atender toda demanda do 1º ano do Ensino Fundamental do município. Portanto, as matrículas de 6º, 7º e 8º anos serão feitas normalmente na rede municipal, no ano de 2019. Assim, ano a ano as redes estadual e municipal se organizarão, concluindo essa transição em 2023.

Para isso, a Rede Municipal de Ensino está se organizando para receber todos os alunos e garante que tem condições, em termos de estrutura física, de recursos materiais e humanos necessários ao atendimento de qualidade na educação de todas as nossas crianças.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

78.0%
22.0%