15/11/2018 às 07h25min - Atualizada em 15/11/2018 às 07h25min

Amambai sedia o 1º Festival Escolar de Esporte Indígena

O evento é promovido pela Associação de Jovens Indígenas de Amambai (Jiga)

amambainoticias

Entre os dias 15 e 18 de novembro, a escola municipal Polo Indígena Mboeroy Guarani Kaiowá, na aldeia Amambai, será palco do 1º Festival Escolar de Esporte Indígena.

O festival é promovido pela Associação de Jovens Indígenas de Amambai (Jiga)e pretende incentivar as competições de modalidades não indígenas e também fortalecer as competições das provas tradicionais da cultura indígena, principalmente das etnias Guarani e Kaiowá, favorecendo assim o acesso dos estudantes das escolas indígenas à prática esportiva.

De acordo com o professor de educação física e vereador em Amambai, Ismael Kaiowá, que é líder do Jiga, com o festival pretende-se contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da juventude Guarani/kaiowá e também de outras etnias que porventura venham participar do evento, além de propiciar momentos recreativos e também revelar talentos nas modalidades disputadas no festival.

Modalidades

Os alunos que vêm também de outros municípios da regiçao, como Dourados e Caarapó disputarão nas modalidades atletismo, futsal, saltos em distancia, arremessos de dardo e lança na ponta do dedo, tiro com estilingue, cabo de forca, arco e flecha, além de queimada.

A abertura acontece nesta quinta-feira (15), a partir das 22h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

78.0%
22.0%