25/04/2018 às 11h42min - Atualizada em 25/04/2018 às 11h42min

Polícia Militar Capacita Policiais Militares para Laborar no PROMUSE

A capacitação terá uma semana de duração

Assessoria CPA-1/3ªCIPM

Na manhã de segunda-feira (23), a Polícia Milita deu início a Capacitação para Laborar no Programa Mulher Segura – PROMUSE, com aula magna ministrada pela Drª. LUCIANA CÁSSIA DE AZAMBUJA ROCA, Secretária de Estado, da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – MS.

Estiveram presentes na abertura do evento o Prefeito de Amambai, Dr EDINALDO LUIZ DE MELO BANDEIRA; o Cel PM THONNY AUDRY LIMA ZERLOTTY, Diretor Estadual de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, no ato representado o Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel PM WALDIR RIBEIRO ACOSTA; o Cel PM GIVALDO MENDES DE OLIVEIRA – Comandante do Comando de Policiamento da Área 1; a Gerente da unidade da UEMS – Amambai, Profª VIVIANE SCALON FACHIN; o Presidente do Parlamento Municipal de Amambai, Vereador DILMAR BERVIAN; o Ten Cel PM Wesley Freire de Araújo, Comandante da 3ª CIPM e outras autoridades.

O Programa Mulher Segura – PROMUSE nasceu em Amambai e tem como atividade fundamental garantir a segurança da mulher vítima de violência doméstica e familiar e, portanto, a capacitação pretende contribuir para que os profissionais da segurança pública exerçam com conhecimento e capacidade técnica o atendimento à mulher, resultando em um acolhimento mais humanizado.

A capacitação terá uma semana de duração e as aulas serão no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e conta com alunos de diversos municípios sul-mato-grossense, que terão o compromisso de multiplicar o PROMUSE em suas unidades policiais militares.

Além dos instrutores militares, também ministrarão aulas o Dr. MARCELO MARINHO DA SILVA, Defensor Público; Drª RHAISSA ESPÍNDOLA SIVIERO OLMEDO, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Amambai; Drª NARA MENDES DOS SANTOS FERNANDES, Promotora de Justiça; Profª TÂNIA REGINA ZIMMERMANN (UEMS) e a Profª CÉLIA MARIA FOSTER SILVESTRE (UEMS).

MENSAGEM DO COMANDANTE GERAL
Na impossibilidade de estar presente neste evento, por motivo de força maior, gostaria de parabenizar o Comandante do CPA I – Coronel PM Givaldo Mendes de Oliveira e o Comandante da 3ª CIPM – Tenente Coronel PM Wesley Freire de Araújo pela realização dessa capacitação para Laborar no Programa Mulher Segura, evento de grande importância na luta diária em proteção as mulheres. 

A violência contra a mulher é uma das lutas mais difíceis que enfrentamos diariamente e exige um grande esforço das forças de segurança, mais ainda, da Polícia Militar que é sempre a primeira força a ser acionada. O Programa Mulher Segura, inicialmente apresentada pela Polícia Militar de Amambai, é uma realidade já aprovado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, esta sendo implantado gradativamente em todos os municípios do Estado. 

Nosso maior desafio é efetivar o cumprimento das medidas protetivas, ou seja, dar proteção às mulheres vítimas de violência doméstica que por muitas vezes acabam se sujeitando a todo tipo de humilhação por não contar com um local que garanta sua segurança. O Programa Mulher Segura baseado na própria Lei Maria da Penha veio para contribuir com a redução desse mal que atinge nossa sociedade e que infelizmente coloca o Mato Grosso do Sul no alto da lista da violência contra a mulher.

Quero deixar registrado também o nosso agradecimento ao governo do Estado através da senhora Luciana Azambuja que esta à frente da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e que tem apoiado as ações da Polícia Militar nessa batalha de garantir as mulheres do nosso Estado o direito à vida e a liberdade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O atual prefeito, Dr Bandeira, deve tentar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições?

78.0%
22.0%