30/01/2018 às 13h22min - Atualizada em 30/01/2018 às 13h22min

Profissionais de saúde participaram de palestra sobre a Febre Amarela

Assessoria

Profissionais de saúde de todas as áreas do município participaram de uma palestra sobre a Febre Amarela.
O intuito do evento organizado pela Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi passar mais informações sobre a doença.

Com o tema "Aspectos da vigilância epizootias de primatas não humanos e entomologia aplicada da febre amarela", os presentes puderam assistir os convidados da coordenadoria do estado de Entomologia Gilmar, Paulo Silva, João Tabosa e João Rodrigues apresentarem um pouco mais sobre a doença, principalmente sobre seu meio de transmissão.

No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata, não transmitindo a doença por contato, mas sim através do mosquito Aedes Aegypti, trazendo a doença para a área urbana.

Estiveram também presentes no evento o secretário de Saúde, Leonildo Acosta, a secretária de Assistência Social, Eronildes Saldanha, a coordenadora do núcleo de Ponta Porã, Angélica Saturnino e a coordenadora de Imunização, Leandra Henning, que repassou dados sobre a doença no município e respondeu a perguntas feitas pelo público.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a eleição para Governador fosse hoje, quem teria o seu voto?

35.1%
8.2%
7.6%
22.2%
11.7%
15.2%