08/10/2021 às 11h16min - Atualizada em 08/10/2021 às 11h16min

Pimenta do Reino XLVIII

MUDANÇAS:  A nova lei diminuiu o número de candidatos para o pleito de 2022. Antes, cada partido podia lançar até 150% e mais um do número de vagas em disputa. Agora o limite caiu para 100% e mais um. Exemplo: com 24 cadeiras na Assembleia Legislativa, cada sigla só poderá lançar 25 candidatos (16 homens e 9 mulheres). Para a Câmara Federal, com 8 vagas, serão 9 candidatos por sigla (6 homens e 3 mulheres).

REFLEXOS:  O deputado federal Fabio Trad (PSD) entende que essa legislação obrigará os dirigentes partidários a adotarem postura seletiva na escolha dos candidatos, buscando os melhores e acabando com ‘candidatos escadinhas’ que tinham missão conhecida nas eleições. Fabio avalia que as regras beneficiarão os grandes partidos em prejuízo as siglas menores. –

PREPARATIVOS: Além dessa lei, tivemos o anúncio do ‘União Brasil’ fruto da fusão  DEM e PSL e que tentará liderar a 3ª. Via na sucessão presidencial. Seus reflexos aqui ainda não podem ser avaliados, apesar do projeto  ao Senado da ministra Tereza Cristina e da presença do ex-ministro Luiz H. Mandetta  na Executiva Nacional da nova sigla.

TUDO PODE!   Paquera entre a deputada federal Rose Modesto (PSDB) e a nova sigla para a sua candidatura ao governo. O seu perfil somado a boa estrutura partidária  e financeira do União Brasil  (cota de R$900 milhões do Fundão) seriam fatores animadores.

Mas por aqui, em nível doméstico essa não seria uma boa notícia para a vereadora Janete Córdoba, que vai deixar o PSDB para tentar ser candidata a prefeita nas próximas eleições municipais, porque especula-se que seu destino político está muito "atrelado" ao da Deputada Rose Modesto. O candidato egresso do DEM é o Presidente da Câmara Valter Brito. Durma-se com esse barulho !

A proposito, qual será a atitude dos vereadores que foram eleitos em Amambai pelo PSL, na aba do Bolsonaro ? Filiam-se ao recém criado União Brasil ou aguardam a definição do Presidente para tentar pegar carona mais uma vez ?

Especula-se também que a ministra Tereza Cristina se abrigaria em outra sigla para disputar o Senado na chapa de Eduardo Riedel.

‘UNIÃO BRASIL’: Nome ufanista. Um partido de centro direita e liberal. Pelas origens de suas lideranças lembrei logo da Arena, PDS e PFL. Mas apesar dos pesares, tem espaço para se confrontar com a esquerda. Mas será que esses caciques vão se entender e administrar bem suas pretensões e vaidades sem limites? A conferir.

VAI  ENCARAR? Ex-governador Zeca do PT chamado a ajudar o partido em 2022 Fidelidade e coragem ele tem. Já provou. Mas aos 71 anos completados em fevereiro, Zeca apresenta os sinais naturais do tempo implacável para anônimos e famosos. Às vezes só vontade não basta. Os companheiros precisam entender também os fatores adversos.

A PROPÓSITO: O drama que o PT enfrenta é igual ao do MDB – que envelheceu ficando refém do ex-governador Puccinelli. O mesmo ocorreu com o PDT  e o deputado Dagoberto Nogueira. Essa ‘exclusividade (coronelismo)’ no mando dos partidos afugenta eventuais caras novas.  E com a grana do ‘Fundão’ essa pratica continuará.

ALELUIA!  O cidadão aposenta e no dia seguinte recebe telefonemas de bancos oferecendo empréstimos com juros ‘generosos’ e a longo prazo. Aliás, isso foi obra do ex-presidente Lula que ajudou mais os bancos do que os aposentados. Com o projeto do deputado Vendramini, aprovado por unanimidade, esse tipo de empréstimo estará proibido no Estado. Valeu! -
Link
Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

54.6%
6.3%
31.2%
7.9%