16/06/2018 às 13h13min - Atualizada em 16/06/2018 às 13h13min

Qual a condição para salvação?

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

A salvação é oferecida gratuitamente a todas as pessoas que creem em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8); “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Crer é depositar nossa confiança em Deus, que é fiel no que prometeu: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). “Quem crer será salvo”... (Mc 16.16).

Entretanto a fé, se não for justificada por obras, é semelhante a um corpo sem vida: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2.26). As obras da fé são atitudes de obediência a Deus, como fez Abraão, o pai na fé de cada cristão: “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” (Hb 11.8). Assim somos nós, mesmo sem ver Deus, sem poder tocá-lo, cremos na sua Palavra e obedecemos. E mesmo sem saber exatamente para onde vamos, pela fé obedecemos a Deus, confiantes nas suas promessas de uma vida eterna num lugar de descanso e paz!
 
Deus fez a seguinte promessa ao então Abrão: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.1-3).
 
Todas as famílias da terra são benditas, devido à fé de Abrão. Ele creu e obedeceu a Deus, se dirigindo para um lugar que ele não sabia para onde ia. A atitude de obediência a Deus, fazendo o que Deus determinava, seguiu sua orientação, e essa obra de obediência, foi o que justificou sua fé: “E creu ele no SENHOR, e foi lhe imputado isto por justiça” (Gn 15.6). Quando obedecemos a Deus, a nossa fé é justificada, pois as nossas obras de obediência, justificam a nossa fé, assim como aconteceu com Abrão.
 
A obra que Jesus fez é suficiente para justificar a cada um que crê: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). Portanto, somos justificados pela fé em Jesus Cristo, e não por algum pagamento ou esforço nosso. Entretanto, a nossa fé é justificada por ações de graça da nossa parte. Quando cremos em Jesus Cristo, obedecemos aos seus ensinamentos, fazemos o que Jesus nos ordenou fazer, como por exemplo: crer no evangelho, ser batizado nas águas, adorar a Deus somente e amar ao próximo como a nós mesmos. Ao contrário, a nossa fé é morta: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17).
Link
Leia Também »
Comentários »