07/05/2018 às 19h20min - Atualizada em 07/05/2018 às 19h20min

Como herdar o Reino de Deus?

“Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos do meu Pai, possui por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25.34).

Deus nos dá a vida eterna gratuitamente: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.23-26).
 
Se por um lado o pecado trouxe a morte, por outro, a graça trouxe a salvação: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). A salvação não se consegue por mérito, pagamento ou sacrifícios, mas pela fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Todos que recebem Jesus se tornam filhos de Deus: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).
 
A salvação é gratuita e somente por meio de Jesus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). A única condição para recebermos o perdão e a salvação, é crer e confessar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).
 
Enquanto a salvação se obtém simplesmente pela fé, bastando crer e confessar Jesus, o Reino de Deus, precisa ser conquistado, por esforço, muita luta e merecimento: “E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele” (Mt 11.12). “A Lei e os profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16).
 
Só entra no Reino dos céus, quem faz a vontade de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7.21). O Reino é para os vencedores, que, humildemente fazem a vontade do Pai; separam-se do pecado e praticam o amor e a justiça: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.22,23). Façamos a vontade do Pai e sejamos vencedores: “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21.7).
Link
Relacionadas »
Comentários »

Qual o principal sentimento que você tem em relação à pandemia de Covid-19?

56.6%
2.0%
32.9%
8.5%